CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA BYPASS

A cirurgia bariátrica Bypass é uma das técnicas de combate a obesidade mais realizadas, ela visa reduzir bastante a capacidade do estômago com o objetivo de restringir a quantidade de comida e também desviá-la da primeira parte do intestino (duodeno) até a parte intermediária do jejuno.

Com esse método, o estômago pode ter uma redução de 80 a 90% da sua capacidade de armazenamento de alimentos, e a passagem direta para o intestino estimula hormônios que ajudam a controlar a fome.

Com a cirurgia bariátrica Bypass, a fome diminui muito e os pacientes passam a se alimentar menos do que de costume. Os benefícios desse método, logo são sentidos logo nos primeiros meses, já que as doenças associadas à obesidade começam a apresentar uma melhora significativa.

Tratamento Cirúrgico:

A cirurgia bariátrica Bypass também é chamada de Gastroplastia com derivação intestinal, o objetivo principal é construir um pequeno reservatório gástrico com aproximadamente 50 ml.

Para isso, é feito um corte no estômago junto ao esôfago para fazer a divisão das duas partes. Uma fica pequena, enquanto que a outra fica maior, que inclusive vai perder sua função.

A parte menor do estômago é reunida com uma porção do intestino para passagem dos alimentos.

É importante salientar que na cirurgia bariátrica Bypass, a parte maior do estômago é desviada e não retirada do corpo. Ela é remanejada para ficar fora de alcance do trajeto normal dos alimentos e enzimas digestivas, dessa forma, a absorção dos alimentos é menor.

No Brasil, a cirurgia bariátrica Bypass corresponde a 75% dos casos. O procedimento leva cerca de 2 horas e o paciente precisa ficar internado por aproximadamente 2 dias.

Quantos quilos se perde com a Cirurgia bariátrica Bypass?

A perda de peso com a cirurgia bariátrica Bypass é bastante expressiva, pode chegar a 40% do peso inicial. A grande vantagem é que o emagrecimento é gradual e se estende ao longo dos anos.

Com a cirurgia bariátrica Bypass, o paciente se sente saciado mais rapidamente, além disso, há alteração do intestino, fator que leva o organismo a absorver menos nutrientes daquilo que é ingerido.

A perda máxima de peso após a cirurgia bariátrica Bypass pode levar de 6 meses a 1 ano, todavia, a perda mais intensiva de peso é logo nos primeiros 3 meses. Para assegurar que os resultados permaneçam ao longo do tempo, é necessário:

- Seguir as orientações da nutricionista com relação a dieta;
- Ingerir os suplementos indicados;
- Evitar o esforço físico pelos primeiros 30 dias;

Cirurgia bariátrica Bypass volta a engordar?

Com a cirurgia bariátrica Bypass, o paciente não consegue mais ingerir a mesma quantidade de comida como antes. No entanto, se ele escolher alimentos muito calóricos, existe a possibilidade de engordar novamente.

Um reganho de até 10% do peso é considerado normal, por isso, os pacientes são aconselhados a buscar ajuda nutricional assim que perceber o aumento de peso. Isso geralmente ocorre depois de 2 anos da cirurgia bariátrica Bypass, quando a pessoa está mais relaxada com a situação.

No entanto, apenas 5% dos pacientes que fizeram cirurgia bariátrica Bypass voltam a engordar todo o peso novamente.

Isso acontece, porque nem todas as pessoas seguem as instruções médicas para manter os novos hábitos de vida como alimentação saudável, acompanhamento nutricional e atividade física.

Pacientes que fazem a cirurgia bariátrica Bypass devem ter como uma das prioridades na vida, a reeducação alimentar. Pois a técnica é eficiente em reduzir o peso, no entanto, maus hábitos associados ao sedentarismo permitem o ganho de peso em qualquer situação.